Na tarde desta sexta-feira (10) mais uma atividade paralela ocorreu dentro do na programação do Festival de Teatro do Tapajós, no espaço do Theatro Victória, em Santarém. O Produtor Cultural e Músico, João Carlos Miranda, ministrou a oficina “Técnicas vocais” direcionadas ao público diverso.
A oficina teve a participação de psicólogos, estudantes de comunidades, dentre outros âmbitos da sociedade. “É muito legal a participação de pessoas não só do teatro. Cada um trazendo sua experiência, seus interesses, muitos para aplicar os conhecimentos na sua vida, muito na oratória, visual, todos tiveram seus sentidos desafiados, todo mundo entrou junto”, contou.
Ainda conforme João Carlos, a proposta da atividade foi bem recebida pelos participantes. Ele afirma que aplicou técnicas bem específicas, principalmente ligado à oratória no desenvolvimento de se autoconhecer. “Eu expliquei sobre o aparelho fonador, como utilizar a respiração, passando pela dicção e vibração, até chegar na emissão da voz e por fim a prática teatral do texto”, frisou.
Natural da região do Lago Grande, Amália é estudante e viu na oficina a oportunidade de agregar como musicista. “Por já estar envolvida com uma banda musical, eu quis obter ainda mais conhecimento. A arte, a música, o teatro é interessante, cativante. Na minha família todos são músicos, gostei muito da oficina. Este tipo de evento precisa acontecer sempre e é um incentivo para juventude”, concluiu.
O oficineiro João considerou o festival uma iniciativa corajosa, que fomenta a formação dentro do teatro e que valoriza a produção teatral dando visibilidade para artistas, produtores e trazendo o público para dentro desse universo.
Serviço: Idealizada pela dupla de fazedores de cultura de Santarém, Elizangila Dezincourt e Elder Aguiar, responsáveis pelo Grupo Olho D’água, o evento tem o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O objetivo do FestTeatro é proporcionar experiências dos fazeres e saberes em uma verdadeira imersão artística, de encontros com a comunidade amazônica.
Assessoria de Imprensa do Festival
Texto: Diene Moura – Jornalista
Revisão: Natashia Santana – Jornalista
1 comentário em “Oficina de Técnica Vocal fomenta formação dentro do teatro em Santarém”
Muito bom 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾