Oficina de Iniciação teatral abre as atividades paralelas do Festival de Teatro do Tapajós

Vivência teatral de forma lúdica, por meio de jogos, exercícios de desinibição e improvisação foi realizada no primeiro dia da programação das atividades paralelas do Festival de Teatro do Tapajós, na oficina de Iniciação Teatral. A atriz, diretora e produtora cultural, Elizangila Dezincout, conduziu 13 participantes na faixa etária a partir dos 14 anos. Na oportunidade, os alunos foram estimulados para expressão oral e corporal, tendo como pressuposto teórico a noção de arte como forma de expressão da cultura e de interação.

Dentro das atividades da oficina foram usados jogos teatrais para fazer com que o participantes mergulhassem na temática e passassem confiança um para o outro na equipe. Entre os exercícios, o que mais chamou atenção dos alunos foi o uso da máscara como forma de expressar sentimento e ainda atividade de mímica um como espelho do outro.

Para Elizangila Dezincourt , as técnicas usadas servirão como instrumento de aprimoramento para quem deseja seguir carreira de ator, no entanto, ela afirma que pode somar para qualquer outra profissão. “O teatro é um dos maiores pilares da comunicação e isso agrega para todos que participam e para quem assiste também”, enfatizou.

O jovem Ruan Batista Uchoa foi um dos participantes, ele afirma que participou da oficina a convite da irmã. “Minha irmã me convidou para participar e eu aceitei, tudo que aprendi neste oficina irei usar para melhorar minha comunicação e desbloquear minha timidez, as técnicas de interação que aprendi aqui, vou levar por toda vida”, disse.

A oficina trouxe a importância de valores como a confiança entre ator e o público destacando um trabalho coletivo. Essa abordagem introdutória na temática do festival destaca a importância da arte e da generosidade compartilhada em Santarém e região como forma de aproximar as pessoas que aqui vivem para a amplitude da arte.

“A importância da oficina dentro do festival de teatro é a troca de conhecimento teatral e pessoal, como também a possibilidade de formar novos atores e enriquecer conhecimento para agregar em outras propostas de comunicação. Isso para a região é importantíssimo, pois vai mexer com a sensibilidade, deixando as pessoas mais comunicativas e colaborativas, agregando valores em todos os segmentos da sociedade”, enfatizou Elizangila Dezincourt.

Serviço: Idealizada pelo Grupo Olho D’água, o evento tem o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O objetivo do FestTeatro é proporcionar experiências dos fazeres e saberes em uma verdadeira imersão artística, de encontros com a comunidade amazônica.

Inscrição para oficina desta quarta-feira

Dia: 08.02.2023 – quarta – feira
Local: EETEPA – Av. Fernando Guilhon
Horário: 14h às 18h
Palestra sobre Empreendedorismo Cultural
Público Alvo: Alunos da Escola da Rede
Quantidade de Alunos: 45 no mínimo
Tempo estimado: 4 horas
Faixa Etária: A partir de 14 anos.
Instrutor: ELIZANGILA DEZINCOURT
Link: https://forms.gle/i1ro5HYmptmbW8BF9

Ascom Festival Teatro do Tapajós
Texto: Heliany Rodrigues
Revisão: Natashia Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima