16/02: Espetáculo convidado “Balanço” narra história de um homem do interior que sofre preconceitos

O espetáculo “Balanço”, do grupo GTI, de Goiânia, encerra o Festival de Teatro do Tapajós nesta quinta-feira (16), a partir das 20h, no palco da Casa de Cultura, em Santarém. Com apresentação recomendada para o público maior de 16 anos e duração de 55 minutos, a peça apresenta um monólogo interpretado pelo ator Bruno Quirino Peixoto que conta a história de Gentil, um homem do interior do Brasil, que sofreu muitos preconceitos quando criança.

De forma poética e dinâmica a relação com a mãe, que desde a gestação, criou o filho com todo o carinho que merece. Na história, o protagonista ainda menino é surpreendido por uma paixão inesperada por uma pessoa da mesma família, amor esse que não consegue esquecer.

Desesperado, procura a religiosidade para tentar resolver esse impasse. O que para um garoto era uma grande revelação, para o líder religioso tratava-se de pouca reza.

Gentil, após passar uma adolescência conturbada resolve servir o exército, contrariando todos os comentários maldosos de sua vizinhança. E foi lá, no quartel, que ele conheceu o grande amor, tornando-se o símbolo de felicidade. Mas a alegria dura pouco. Ele é surpreendido por uma cena de violência que tem uma significância dolorosa e é nesse momento que faz um balanço moral de sua vida revelando, o inesperado. 

Ficha técnica

O espetáculo “Balanço” está há 13 anos em cartaz ininterrupto. Já esteve em apresentações no Peru, México e Colômbia e ainda no início da criação esteve em Holstebro – Dinamarca, em 2009.

Ator e diretor – Bruno Quirino
Roosevelt Saavedra, iluminador,

Serviço: Idealizada pela dupla de fazedores de cultura de Santarém, Elizangila Dezincourt e Elder Aguiar, responsáveis pelo Grupo Olho d’água, o evento tem o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
  
Ascom do Festteatro
Texto: Diene Moura
Revisão: Natashia Santana
Fotografia: Júnior Aguiar e Carlos Cristiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima