15/02: O espetáculo “Chica Fulô de Mandacaru” narra a história da mulher que luta para se afirmar na sociedade patriarcal

O Festival de Teatro do Tapajós recebe o espetáculo ‘Chica Fulô de Mandacaru’ do grupo ‘Cia Casa Circo’ de Macapá (AP),  nesta quarta-feira (15), na Casa da Cultura, às 20h.  A apresentação cênica dura 56 minutos e tem classificação recomendada para maiores de 14 anos; a entrada é gratuita.

A apresentação narra de forma lúdica a história da mulher de ontem e de hoje, que luta para se afirmar em uma sociedade patriarcal. Chica, após se defender da violência do homem a quem era prometida de casamento é jurada de morte e assim, foge para longe de José Aparecido, seu prometido.

Nessa jornada ela encontra outras iguais a ela, mulheres que perderam a liberdade por conta da violência dos companheiros. Nesta longa caminhada, Chica se depara com a saudade da família e do lugar onde nasceu. A história de Chica é contada em uma linguagem poética, ora pela voz de um Brincante, ora pela voz da própria Chica, que cantando vai recordando e desvendando todos os fatos ocorridos e que ocasionaram a partida dela para todas boas possibilidades do encontro de si mesma.

FICHA TÉCNICA
Direção: Jones Barsou
Elenco: Ana Caroline e Jones Barsou
Dramaturgia: Jones Barsou
Cenário: Cia Casa Circo e Paulo Rocha
Design de Figurino/costureira: Ana Caroline / Hildenê Martins / Ilce Bestes
Desenho de luz: Eloy Pessoa
Montagem e Operação de luz: Mauricio Maciel:
Arranjos Trilha Sonora: Jones Barsou e Paulo Bastos
Letras Originais: Jones Barsou
Maquiagem: Cia Casa Circo
Vídeo Maker: Ramon Aquim
Edição de vídeo: Jones Barsou
Confecção de Máscaras: Cia Casa Circo

Serviço: Idealizada pela dupla de fazedores de cultura de Santarém, Elizangila Dezincourt e Elder Aguiar, responsáveis pelo Grupo Olho D’água, o evento tem o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O objetivo do FestTeatro é proporcionar experiências dos fazeres e saberes em uma verdadeira imersão artística, de encontros com a comunidade amazônica.

Ascom do FestTeatro

Texto: Diene Moura
Revisão: Natashia Santana
Fotografia: Júnior Aguiar e Carlos Cristiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima