12/02: Espetáculo Circo e Carimbó estará no palco na Casa da Cultura com uma experimentação artística divertida

O espetáculo “Circo e carimbó” é uma experimentação artística, baseada em circo e teatro de rua. A apresentação do grupo “Cia de Circo Nós Tantos”, de Belém, no Festival de Teatro do Tapajós será no dia 12 de fevereiro, às 20h, na Casa da Cultura.

O espetáculo tem como protagonista o ator Yure Lee Almeida Martins que encena em formato de circo, teatro de rua e carimbo. Segundo ele, o roteiro foi pensado nas tradicionais esquetes de circo de rua a partir da tipicamente paraense batida do carimbó.

A dinâmica das apresentações envolve os atores em cena a partir das indicações das letras da música. “Por exemplo, quando a música diz ao fundo ‘o peru tá rodando’, entramos na cena e dançamos e brincamos comicamente e acrobaticamente com o ato de girar. Os personagens partem de nossa experiência em palhaçaria e estudos de personagens cômicos regionais como os matutos dos Pássaros Juninos, de Belém e o Boi Bumbá, do Maranhão”, detalha o diretor e ator, Yure.

Entre os personagens estão Carimboleiro (Rodrigo Ethnos), músico que conduz todas as cenas e acaba sendo o narrador da história; Nega (Gabi Alcântara), uma homenagem a beleza e bravura das mulheres afro-amazônidas e o Caboco (Yure Lee), um jovem que vem do interior e se apaixona por uma moça dançando carimbó. Ele também vive o “Guarda”, personagem que faz a repressão ao carimbó em uma das cenas.

Ficha técnica do espetáculo:

  • Criação: Yure Lee Almeida Martins;
  • Direção: Colaborativa;
  • Figurinos: Gabi Alcântara e Katia Cristo;
  • Cenografia e adereços: Márcia Almeida
  • Tempo de montagem: até uma hora;
  • Tempo de desmontagem: até uma hora;
  • Iluminação: geral

Serviço: Idealizada pela dupla de fazedores de cultura de Santarém, Elizangila Dezincourt e Elder Aguiar, responsáveis pelo Grupo Olho D’água, o evento tem o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O objetivo do FestTeatro é proporcionar experiências dos fazeres e saberes em uma verdadeira imersão artística, de encontros com a comunidade amazônica. 

Assessoria de Imprensa – Natashia Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima