Equipe do Festival de Teatro do Tapajós em parceria com a Equatorial Energia Pará levou as apresentações para três escolas de Santarém.
Com objetivo de orientar os estudantes a evitarem o desperdício de energia elétrica, a equipe do Festival de Teatro do Tapajós em parceria com a Equatorial Energia Pará levou o grupo de comédia “Alternativos” nas escolas: Pedro Álvares Cabral, Escola São Francisco e Júlia Gonçalves Passarinho. Na oportunidade, cerca de 400 adolescentes assistiram aos Stand Up e de forma muito divertida foram orientados sobre a temática. As apresentações aconteceram durante os primeiros 15 dias do mês de março.
“A nossa preocupação foi levar para os jovens uma linguagem simples e interessante para que o público entendesse e interagisse com o grupo Alternativos. A Equatorial Energia é nossa principal parceira nessa ação que aconteceu para fomentar o teatro como ferramenta educativa. O Festeatro tem essa preocupação”, disse o coordenador do evento, Elder Aguiar.
Nas escolas Pedro Álvares Cabral e São Francisco as encenações foram realizadas no período da manhã e da tarde nos dias 7 e 10 de março. Na escola Júlia Gonçalves Passarinho foi pela manhã do dia 13 do mesmo mês. As sessões tiveram a duração de 40 minutos com stand up, quiz e paródias.
Para a Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, Michelle Miranda, esse trabalho de conscientização é fundamental na rotina das pessoas. “Sabemos da importância de despertar o interesse dos alunos para os problemas ambientais que estão presentes no dia a dia, oferecendo-lhes meio para possíveis soluções. Esse trabalho dos nossos artistas é fundamental para levarmos às pessoas, diferentes formas de informação, sempre com foco de contribuir com a conscientização, e o dever de levar pra casa uma nova lição e multiplicar com a família, vizinhos, amigos, sobre o consumo de energia, de forma a impactar diretamente a sua conta e luz, evitando o desperdício”, reforça.
Os artistas João Augusto, Cauê Artur e Enzo Gabriel Aguiar afirmam que vivenciaram algo diferente do que costumam fazer, pois nunca haviam feito apresentações dentro de escolas. “Foi desafiador, mas muito leve. Nós falamos sobre os eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica e como evitar. A gente usou a comédia para educar. Nós fizemos gincanas. Foi uma troca muito legal com os alunos”, disse Cauê.
João fez questão enfatizar que aprenderam muito também e que vão praticar na casa onde moram. O grupo, segundo ele, deu várias dicas úteis a fim de economizar no bolso com as faturas do mês. “Não deixar eletrodomésticos e eletrônicos na tomada, não abrir a geladeira toda hora, falamos que eles poderiam congelar um litro de água e deixar fora da geladeira. Levamos a informação que os objetos que mais consomem energia são ar condicionado, TV e geladeira e com isso eles saibam acessar somente o necessário”, ressaltou.
Para o estudante Guilherme Santos, de 14 anos, receber as informações no formato que o Festeatro levou foi diferente de tudo que ele já viu no dia-a-dia. “Eu ainda não tinha assistido presencialmente um Stand Up, eu gosto muito desse grupo, vejo eles na rede social. Eu aprendi e ri bastante”, disse.
Sobre o festival
Idealizado pela dupla de fazedores de cultura de Santarém, Elizangila Dezincourt e Elder Aguiar, responsáveis pelo Grupo Olho D’água, o Festival de Teatro do Tapajós tem o patrocínio da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
O objetivo do FestTeatro é proporcionar experiências dos fazeres e saberes em uma verdadeira imersão artística, de encontros com a comunidade e os fazedores de arte. É uma oportunidade para a comunidade santarena ter acesso a cultura artística teatral de forma gratuita.