O evento começa nesta terça-feira (7) e se estende até o dia 16 de fevereiro, e contará com 10 espetáculos, oficinas e palestras.
Atores e jurados da 1ª edição do Festival de Teatro do Tapajós (FestTeatro), foram apresentados em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10h) durante coletiva de imprensa no hotel Barrudada, em Santarém, oeste do Pará.
O ator Bruno Quirino, que foi convidado a participar do festival como jurado, falou sobre a alegria de estar pela primeira vez na Amazônia.
“Pra mim é uma alegria muito grande poder participar desse festival que além de contar com espetáculos de grupos locais e de outros estados, também proporciona à população uma gama de conhecimentos por meio de oficinas gratuitas. Quanto a ser jurado, apesar do peso que tem esta palavra, eu estou aqui muito mais com um olhar de afeto”, disse.
O coordenador geral do Festival, o também ator Elder Aguiar contou que o projeto nasceu há dois anos, após uma conversa entre ele a atriz Elizângila Dezincourt, sobre a importância de promover intercâmbio entre artistas de vários lugares e agregar e oportunizar ao público a experiência de assistir espetáculos de qualidade de forma gratuita.
“Nós estamos muito felizes por estar materializando esse projeto que é sem dúvida uma vitrine para os artistas e produtores, e muito valoroso do ponto de vista da disseminação de conhecimento com a oferta de oficinas e palestras também gratuitas. E nós esperamos que o público compareça e participe de forma efetiva”, enfatizou Elder.
Presente no evento, o ator George Pisa, que dá vida a personagem Dona Norminha, também esteve presente na coletiva de imprensa e destacou a oportunidade que o FestTeatro vai proporcionar ao público de assistir os espetáculos e quem sabe despertar novos talentos.
“Eu lembro que eu me encantei pelo teatro assistindo uma peça do Elder Aguiar e ali eu despertou em mim a vontade de ser ator. E hoje eu tenho a oportunidade de subir ao palco e apresentar o meu trabalho e quem sabe inspirar crianças e adolescentes a também aprender sobre teatro e atuar”, ponderou.
O festival tem patrocínio exclusivo da Equatorial Energia Pará, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O gerente de Relacionamento com o Cliente da distribuidora no oeste do Pará, Gilliard Vaz também participou da coletiva e falou sobre o compromisso da empresa com o fomento à cultura. “Esse nosso incentivo tem fortalecido o setor com o envolvimento cada vez mais da população que tem a oportunidade de compartilhar a riqueza cultural da região, e de vários Estados brasileiros, ao mesmo tempo que engrandece o setor econômico do município”, pontuou.
Sobre o festival
O Festival de Teatro do Tapajós começa nesta terça-feira (7) e se estende até o dia 16 de fevereiro. O evento contará com espetáculos de grupos de Santarém, Belém, Manaus, Macapá e Goiânia, além de oficinas e palestras na programação paralela.
Idealizado pela Associação Artístico Cultural Olha D’água, o FestTeatro é uma oportunidade para a comunidade santarena ter acesso a cultura de forma gratuita com espetáculos de várias regiões. Essas manifestação artística tem o formato competitivo com premiação para as melhores montagens cênicas. Além de ter uma programação paralela extensa de oficinas, encontros, workshops e palestras abertas para o público em geral.
Texto retirado do site G1 Santarém e região
Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA